Síntese da dextroanfetamina (Nabenhauer, 1942)

MadHatter

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 4, 2021
Messages
442
Solutions
1
Reaction score
417
Points
63
Desculpem o spam, mas encontrei a chave. A imagem que publicou é do artigo da Wikipédia sobre estereoquímica. É incorrecta. Esse artigo é muito criticado na secção Conversas.

A imagem que eu coloquei é a correcta.

Os prefixos l e d são apenas a abreviatura de dextrorotário ou levorotário: para que lado a molécula roda a luz polarizada. "l" =levo = para a esquerda, "d" = dextro = para a direita. Mas estes prefixos são antigos e já não são utilizados.
Na nomenclatura moderna, foram substituídos por (+) para dextro e (-) para levo.

Os prefixos L e D (letras maiúsculas) referem-se às projecções Fischer das moléculas e não têm nada a ver com a forma como rodam a luz, mas sim com a direção em que as partes principais da molécula são desenhadas. Neste caso, estão de facto REVERTIDOS em relação aos prefixos d e l : d é L e l é D.

Assim, o ácido L-(+)-tartárico significa: "uma molécula de ácido tartárico desenhada com o grupo de maior prioridade no topo da projeção de Fischer e o grupo relevante apontado para a esquerda, e que roda a luz polarizada para a direita", também conhecido como dextrorotário, também conhecido como dextro, também conhecido como ácido d-tartárico. Esta é a forma natural do ácido tartárico.

E, claro, vice-versa para o ácido D-(-)-tartárico.

Tanto quanto sei, ambos os isómeros do ácido tartárico podem ser utilizados para resolver os enantiómeros das anfetaminas. Se utilizarmos o ácido D-(-)-tartárico, obteremos cristais de d-anf/D-tartarato, e se utilizarmos o ácido L-(+)-tartárico , obteremos cristais de l-anf/L-tartarato.
A utilização de ácido DL-tartárico seria absolutamente inútil, uma vez que não separaria nada: ambos os enantiómeros iriam colidir.

Ufa.
Já falei.
 

BrownRiceSyrup

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 26, 2022
Messages
52
Reaction score
29
Points
18
o teu esclarecimento aqui, em três comentários, foi a coisa mais esclarecedora e absolutamente útil que li nos últimos tempos. obrigado. Sei que publicaste isto há uns 8 meses, por isso vou dizê-lo agora, caso mais ninguém o faça, era disto que eu precisava para esclarecer esta merda toda... durante anos não percebi e estava demasiado confuso para tentar perceber o que se passava.... obrigado... a sério
 

xxxx-8888

Don't buy from me
New Member
Joined
Sep 6, 2023
Messages
5
Reaction score
1
Points
3
Grande Mestre. Dissolvi 11,8gd-ácido tartárico (cas:147-71-7) em 118g de metanol, mexi e aqueci até dissolver. Depois deitei 10g de base livre de Xuan exportada. A mistura continua imóvel. Mas nada de sólido emergiu. A minha abordagem está errada? Podem ajudar-me?
 

Attachments

  • iPoJw7SVNH.jpeg
    iPoJw7SVNH.jpeg
    5.7 MB · Views: 553

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
O que é a base livre da Xuan?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Enviei-vos um vídeo tutorial sobre como o fazer. Este post sobre anfetamina. Veja com atenção e leia a secção de comentários. Se tiver mais perguntas, escreva no DM (o nosso chat).
 

cokemuffin

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Sep 11, 2022
Messages
67
Reaction score
29
Points
18
@G.Patton Estou um pouco confuso sobre o que é o enantiómero e para que é utilizado, por isso, corrija-me se estiver errado.

Então, o enantiómero que ocorre naturalmente e é fácil de obter é: Ácido L-(+)-tartárico, ácido dextrotartárico, ácido d-tartárico, ácido (2R,3R)-tartárico
O que não ocorre naturalmente e é difícil de obter é Ácido D-(-)-tartárico, ácido tartárico, ácido (2S,3S)-tartárico

Então, se eu usar o ácido L-(+)-tartárico na anfetamina racémica, o sal de levoanfetamina precipita e o sal de dextroanfetamina fica em solução?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
 
View previous replies…

cokemuffin

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Sep 11, 2022
Messages
67
Reaction score
29
Points
18
Então, o ácido d-tartárico é o que ocorre naturalmente?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Porque é que estás a perguntar? Queres cultivá-la? lol
 

cokemuffin

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Sep 11, 2022
Messages
67
Reaction score
29
Points
18
Não xD, o ácido D-(-)-tartárico é muito difícil de obter e não tinha a certeza se se podia fazer o mesmo com o ácido L-(+)-tartárico. Fico sempre confuso porque aparentemente o ácido d-tartárico também se chama ácido L-(+)-tartárico e depois não sei qual é qual
 

Acab1312

Don't buy from me
Resident
Language
🇩🇪
Joined
Sep 20, 2022
Messages
146
Reaction score
81
Points
28
Sempre à procura do ácido tartárico "natural" e "barato", então está do lado seguro.
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Também se pode usar racemic mixture.
 

cokemuffin

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Sep 11, 2022
Messages
67
Reaction score
29
Points
18
Uma vez que sei que funciona, vou fazê-lo. Sabem se também funciona para a MDMA?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Apenas o preço ou/e a falta de ácido d-tartárico.
 

Acab1312

Don't buy from me
Resident
Language
🇩🇪
Joined
Sep 20, 2022
Messages
146
Reaction score
81
Points
28
Sim, também deve funcionar para a mdma, só que têm de manter a precipitação e não a solução. Eu também prefiro a separação com h20/desvantagem do ácido tartárico, pelo menos 2 repetições da separação. Mas por razões técnicas de custo, acho que faz mais sentido.
 

JoshL1221

Don't buy from me
Member
Language
🇪🇸
Joined
Sep 3, 2023
Messages
3
Reaction score
0
Points
1
oi, desculpe-me, quando diz "Precipitamos a d-anfetamina com uma quantidade adicional de ácido d-tartárico.", qual a quantidade de ácido d-tartárico utilizada? obrigado.
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
O mesmo que na adição anterior com um pequeno excesso.
 
Top