Síntese da dextroanfetamina (Nabenhauer, 1942)

ASheSChem

Don't buy from me
Resident
Language
🇫🇷
Joined
Apr 10, 2022
Messages
299
Reaction score
163
Points
43
hooo sim ok , obrigado
é possível guardar a parte do L-amph?
 
Last edited:

dark_side_of_chemistry

Don't buy from me
New Member
Joined
Mar 23, 2022
Messages
35
Reaction score
15
Points
8
Eu li a patente original. lá eles escreviam que para cada 2mol de anfetamina eles adicionam 1mol de ácido tartárico e dissolvem-no na quantidade certa de álcool. aquecem até ferver e põem de lado para cristalizar. separam a fase aquosa dos cristais e efectuam outra recristalização. repetem esta operação várias vezes. depois adicionam álcali às fases aquosas combinadas para elevar o pH para 11. formam-se duas fases. uma é óleo. Compreendi bem a patente original. Será que as acções realizadas desta forma darão o efeito adequado? https://patents.google.com/patent/US2276508A/en
Dois mols, por exemplo, 2'70 gramas, de base racémica de e-metilfenetilamina reagem com um mol (1'50 gramas) de ácido d-tartárico, formando assim o d1-a-metilfenetilamina d-tartarato, um sal neutro. O sal neutro assim obtido é completamente dissolvido pela adição de uma quantidade suficiente, cerca de um litro, de etanol absoluto e aquecido até ao ponto de ebulição. A solução é então deixada à temperatura ambiente, com agitação ocasional para evitar a cristalização. Os cristais são filtrados em óleo e verificar-se-á que contêm uma preponderância do enantiomorfo laevo. Aquando da recristalização, a preponderância do lenantiomorfo aumenta e o processo é repetido até que não se verifiquem mais alterações na rotação ótica e se obtenha uma leitura de numa concentração de 8 gramas por 100 cc de solução aquosa. O produto assim obtido é o d-tartarato de lizmetilfenetilamina. O sólido residual nos licores-mãe é repetida e sistematicamente cristalizado, dando origem a uma outra fração de d-tartarato de biz-metilfenetilamina que pode ser purificada por recristalização. A d-a-metilfenetilamina pode ser facilmente recuperada dos licores-mãe através da adição de ácido tartárico para a formação de tartaratos ácidos e separação do d-a-metilfenetilamina d-bitartarato por cristalização.
A base livre de qualquer um dos isómeros ópticos pode ser obtida por adição ao d-tartarato, no caso do isómero laevo, e ao d-bitartarato, no caso do isómero dextro, de um excesso de álcali, como, por exemplo, a adição de uma solução aquosa de soda cáustica, o que provocará a separação da base sob a forma de um óleo que pode ser recuperado e purificado por qualquer procedimento bem conhecido.
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
97
Points
28
Olá, preciso de ajuda! Experimentei o método de Rusznak para resolver a anfetamina racémica. Aqui está a única informação do Erowid, tentei procurar o artigo, mas não consegui encontrar nada:

Uma mistura de 0,1 mole (13,52 g) de fenilisopropilamina (ou 14,92 g de metanfetamina base) em 60 ml de benzeno, 0,05 mole de ácido d-tartárico (7,50 g) em 30 ml de água e 2 g de hidróxido de sódio (grau de reagente ou equivalente titulado) em 3 ml de água foi mantida durante 4 horas com agitação intermitente e a fase orgânica evaporada para dar 98% de L-fenilisopropilamina. A fase aquosa foi extraída com benzeno a pH 13 e evaporada para obter 96% de D-enantiómero.

Utilizei metade das quantidades indicadas na descrição. Correu tudo bem, consegui dissolver a anfetamina e extraí a base com 30 ml de tolueno (não tinha benzeno - poderá ser esse o problema?), depois adicionei os outros ingredientes e mantive durante cerca de 4 horas. Formou-se algum precipitado, mas nada que alguma agitação no funil de separação não ajudasse. A fase aquosa foi separada e o álcali foi dado ao PH 13. Formou-se uma boa camada de base por cima da água, pelo que, nesta altura, pensei que estava tudo bem. A base foi extraída com 30 ml de tolueno, no entanto, quando se adicionou a acetona-ácido sulfúrico, houve apenas uma precipitação moderada, que não aumentou, antes começou a desaparecer quando se formou uma pequena camada de ácido sulfúrico - água no fundo do copo.

Como é que posso guardar a D-anfetamina extraída? Também guardei todas as fases, por isso, se alguém apontar um erro anteriormente, posso reverter. Este é um método muito bom e fácil e penso que correu bem, só que provavelmente cometi alguns erros horríveis na extração simples no final. Na verdade, queria reler o tópico de extração do Patton antes de começar com a extração final, mas estava demasiado entusiasmado e acabei por ir em frente.
Qualquer ajuda seria apreciada.

As minhas dicas são:
- a minha acetona não era anidra - destilei a acetona sobre NaSO4 ontem e guardei-a num frasco fechado, mas não no congelador
- o ácido sulfúrico continha água (é bastante concentrado, mas não tenho a certeza exacta - entre 90-95%)
- Devia ter secado o tolueno antes de adicionar o ácido - ou talvez apenas evaporá-lo um pouco?
- Por alguma razão (que desconheço), o tolueno não é o solvente adequado para esta extração.
- Devo inverter a compra adicionando um pouco de álcali, depois secar o tolueno e depois deixá-lo evaporar?
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
97
Points
28
Acabo de me aperceber que omiti a última instrução que pode ser a solução para o problema.

A fase aquosa foi extraída com benzeno a pH 13 e evaporada para obter 96% de D-enantiómero.

Ainda assim, mesmo que a evaporação funcione, qual é a próxima coisa a fazer para obter sulfato de D-anfetamina? Simplesmente precipitar (acetona - ácido sulfúrico), mas depois da evaporação? Porque é que tem de ser evaporado? A razão é que o tolueno não se mistura com o ácido sulfúrico, ao contrário do IPA?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Sim, é possível filtrar o ácido L-anf D-tartárico após a precipitação. Porque está a reinventar a roda? O método neste tópico.
 

ASheSChem

Don't buy from me
Resident
Language
🇫🇷
Joined
Apr 10, 2022
Messages
299
Reaction score
163
Points
43
Desculpem; talvez tenha lido demasiado para o meu pequeno cérebro ;)
explicam-no claramente no método...

Obrigado pelo vosso trabalho!
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
97
Points
28
Olá Patton, quando utilizou 6g de sulfato de anfetamina na extração acima e depois adicionou metade da quantidade de ácido D-tartárico (em termos de mol). Penso que 3,3 g é demasiado porque, ao calcular a quantidade molar, é necessário ter em conta a base livre. 6g de sulfato de anfetamina são 4,4g de base livre, que é 0,0326 Mol de base (1 Mol é 135g). Precisamos de 0,0326/2 Mol de ácido D-tartárico, o que equivale a cerca de 2,446g. Digam-me se o meu raciocínio está correto. Se sim, então é graças a si pelo seu tópico sobre o sal de anfetamina. Estava a tentar esta extração e tentei calcular a quantidade de precipitado de ácido L-anfetamina-D-tartárico que deveria obter.

A propósito, primeiro obtive muito pouco precipitado, pouco mais de 1g após a secagem. Suponho que é por isso que o autor da patente diz para continuar a cristalização até obtermos uma solução com a rotação correcta? Estou a pensar em tentar colocar a solução no congelador para que mais ácido L-anfetamina-D-tartárico possa precipitar? Seria muito mais cómodo não ter de fazer a cristalização tantas vezes.
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Tem toda a razão. Vou corrigir o meu erro.
Informe-nos do seu resultado, por favor.
 
Last edited by a moderator:

Heartburn

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 10, 2022
Messages
18
Reaction score
13
Points
3
Tenho duas perguntas.
O que fazer com o tartarato de L-anfetamina, uma vez que os seus principais efeitos não são muito desejáveis para o utilizador?
Qual é o prazo de validade máximo dos sais de tartarato em comparação com o sulfato/fosfato?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Efeitos mais fracos do que o sulfato de d-anfetamina.
Não sei dizer exatamente, mas penso o mesmo.
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
97
Points
28
Eu descartaria simplesmente o tartarato de L-anfetamina, caso contrário, qual é o objetivo da separação?
Penso que os sais de tartarato são bastante hidrofílicos, absorvem água, pelo que o seu armazenamento se torna mais problemático, tal como a anfetamina-HCL. É por isso que os sais de sulfato/fosfato são mais desejáveis.
 

Joker_55555

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Jun 17, 2022
Messages
100
Reaction score
25
Points
28
Hi O cloreto de mercúrio pode ser utilizado em vez do nitrato de mercúrio?
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
512
Points
63
Deals
5
(II), (I) não funciona
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
512
Points
63
Deals
5
Está em isopropanol e usar nitroetano como solvente seria 1 estúpido 2 um desperdício
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
512
Points
63
Deals
5
Pode racemizar o lisómero a 50% que lhe resta e repetir o maior número de vezes possível, fazendo 3 delas, com um rendimento teórico de 90% do isómero desejado.
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
97
Points
28
Como é que se racemiza? Nunca ouvi falar de tal método.
 
Top