Síntese em vídeo de 1-fenil-2-nitropropeno (P2NP) a partir de benzaldeído e nitroetano. Reação de Henry.

wael gano

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 20, 2023
Messages
103
Reaction score
41
Points
28
Tentei fazer a síntese e cheguei a esta solução. O que há de errado com isso? O que devo fazer?
7,5 ml de benzaldeído
6 ml de nitro etano
3 ml de ácido acético glacial
1,8 ml de ciclohexilamina
Aquecimento por 3,5 horas
O que há de errado com o produto da reação, algo parecido com a amina que não reagiu?
Vw7yBtup34
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
512
Points
63
Deals
5
Agora eu li com atenção... você deve usar volumes iguais de nitrobenzeno, que na sua foto é o benzaldeído não reagido, é claro
 
Last edited:
View previous replies…

777m

Don't buy from me
Member
Joined
Sep 1, 2023
Messages
3
Reaction score
0
Points
1
Então, qual você acha que deveria ser a taxa real?
 

777m

Don't buy from me
Member
Joined
Sep 1, 2023
Messages
3
Reaction score
0
Points
1
Quando faço isso, o resultado é uma cor laranja e os cristais não se formam. E eu definitivamente acho que isso se deve à pureza do nitroetano que ela sintetizou a partir do sulfato de etila e sódio.
 

JoshL1221

Don't buy from me
Member
Language
🇪🇸
Joined
Sep 3, 2023
Messages
3
Reaction score
0
Points
1
alguém sabe sobre tentar catalisador com carbonato de amônio? na presença de ácido acético, quanto ácido acético é usado se o livro diz "um excesso", obrigado
 

flyhigh2

Don't buy from me
New Member
Joined
Nov 8, 2023
Messages
0
Reaction score
0
Points
1
Deleted

GhostChemist

Expert
Language
🇬🇧
Joined
Nov 20, 2022
Messages
90
Reaction score
223
Points
33
1) usar vidro aberto que tenha acesso ao ar
2) Esfregue as paredes do vidro com um bastão para iniciar a cristalização
3) Adicione alguns cristais de P2NP, se você os tiver
 

MisterAnonymous

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Sep 3, 2023
Messages
89
Reaction score
38
Points
18
Comprei 50 litros de nitroetano e o terei em duas semanas. Vou adicioná-lo à seção Reagentes para que todos possam comprá-lo para as pessoas que quiserem. :)
 

Manisj@1290

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 7, 2023
Messages
41
Reaction score
6
Points
8
Sintetizei nitroetano com sucesso, mas não puro. Posso fazer p2np com nitroetano impuro?
 

HIGGS BOSSON

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
437
Reaction score
675
Points
93
Depende de quão sujo está seu nitroetano. Tente colocar alguns gramas no micro-ondas como um experimento.
 
View previous replies…

Manisj@1290

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 7, 2023
Messages
41
Reaction score
6
Points
8
Após a diatálise, não o lavo com água nem o seco, porque não tenho um condensador fracionário. É por isso que sinto que minha relação distal não é pura.

Posso fazer p2np com nitroetano?
 

Manisj@1290

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 7, 2023
Messages
41
Reaction score
6
Points
8
Meu nitroetano está assim, posso fazer p2np conosco?
 

Attachments

  • fVt0XyeDTP.jpg
    fVt0XyeDTP.jpg
    1.3 MB · Views: 160

wael gano

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 20, 2023
Messages
103
Reaction score
41
Points
28
A imagem mostra o nitroetano suspenso no meio
O nitroetano é mais pesado que a água e deve afundar no fundo. Isso indica que há álcool dissolvido na água. Você usou cristais de etil sulfato de sódio não secos umedecidos com um pouco de álcool?
Qual foi a quantidade obtida?
 

Manisj@1290

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 7, 2023
Messages
41
Reaction score
6
Points
8
Usei etanol para purificar meu sulfato etílico de sódio.

Se a parte inferior for de etanol, haverá algum problema com a síntese de P2np?
 

wael gano

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 20, 2023
Messages
103
Reaction score
41
Points
28
Em teoria, não há nenhum problema com o etanol com P2NP
Mas aqui você encontra o problema: o etanol e o nitroetano impuro causam um problema ao destilar o nitroetano depois de separá-lo da água. A segunda destilação, na qual você encontra um líquido incolor e transparente.
Mas, na presença de etanol, não será possível purificar o nitroetano porque a sujeira permanece após a segunda destilação
Observação: Na presença de etanol, não será possível determinar a quantidade de nitroetano na reação de p2np com benzaldeído
 

wael gano

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 20, 2023
Messages
103
Reaction score
41
Points
28
Esse não foi o caso em seu trabalho
Você usa muitos solventes e eles são caros
Por que você limpa o etilsulfato de sódio? Você usou carbonato de sódio para neutralização? São impurezas de sulfato de sódio? Isso não importa na limpeza. Basta mantê-lo com etil sulfato de sódio e calcular a quantidade dupla. Livre-se do etanol antes de destilar o nitroetano. Coloque o sal de cloreto de sódio na água. Separe o nitroetano e seque-o com sílica gel ou outra. A secagem e a redestilação chegarão a 116 graus
Você pode extrair a fase aquosa como éter dietílico
Ao fazer isso, você economizará mais solvente
 

wael gano

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 20, 2023
Messages
103
Reaction score
41
Points
28
Isso é necessário para eliminar o etanol, usar um agente de secagem para eliminar as gotículas de água e redestilar o nitroetano. Surgirá um líquido transparente e incolor com um ponto de evaporação de 116.
 

wael gano

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 20, 2023
Messages
103
Reaction score
41
Points
28
Trata-se de um esforço e de um pouco de experiência. Você pode modificar alguns aspectos
 

wael gano

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 20, 2023
Messages
103
Reaction score
41
Points
28
Adicione 215 ml de etanol absoluto
Adicione 108 ml (2 moles) de ácido sulfúrico lentamente após o término da adição. Aqueça a 80 graus por 2,5 horas.
Desligue o fogo e resfrie a mistura
Coloque-a em um prato e, em seguida, pegue 200 gramas de carbonato de sódio e adicione-o até atingir o pH 8
Depois disso, espere horas para que o carbonato de sódio reaja bem. Sem adicionar água, há um pouco de etanol. Deixe-o evaporar no ar
O rendimento é de 290 gramas
Moles mistos de etilsulfato de sódio
Mole de sulfato de sódio
Usei 2 moles de ácido sulfúrico, produzindo um mol de sulfato de etila
Um mol de ácido sulfúrico permanece sem reagir
Sulfato de sódio, não importa, não separe nada. Coloque tudo e adicione 1 mol de nitrito de sódio 103 gramas com 50 ml de água e inicie a destilação.
 

wael gano

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 20, 2023
Messages
103
Reaction score
41
Points
28
Sim, é possível, mas você terá um p2np muito sujo. A reação fica preta e os cristais ficam sujos. Eles precisam ser lavados com álcool isopropílico. É melhor limpar o nitroetano antes de trabalhar.
 

Manisj@1290

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 7, 2023
Messages
41
Reaction score
6
Points
8
Eu tento separar o nitroetano puro.
Primeiro, coloquei éter dietílico no nitroetano e vi duas camadas em meu funil de separação; a camada superior foi colocada em um frasco e seca com cloreto de cálcio; depois disso, destilei 45ºC quando as bolhas pararam, então troquei o frasco receptor e defini a temperatura para 116ºC, mas todo o líquido destilou a 70-75ºC.
 

wael gano

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 20, 2023
Messages
103
Reaction score
41
Points
28
Mantenha a temperatura por algum tempo em 50/60 graus para se livrar de qualquer impureza ou solvente
 
Top