Destilação a vapor P2P como método de purificação

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1

JxbgEed3KL

Introdução

A fenilacetona (P2P) é um reagente-chave para a síntese de metanfetaminas e pode também ser utilizada para o fabrico de anfetaminas. As nossas experiências mostraram claramente que a pureza da P2P tem um impacto direto no rendimento da síntese da metanfetamina e na sua pureza [através do métodode redução da metilaminação com borohidretode sódio (NaBH4) ]. Quanto mais puro for o P2P utilizado, maior será o rendimento obtido. Além disso, a equipa de investigação do Fórum BB decidiu que é estrategicamente importante representar uma forma de purificação tão substancial como a destilação a vapor do P2P.

Equipamento e objectos de vidro.

  • Balão de destilação de 500 ml com funil.
  • Condensador reto;
  • Placa de aquecimento;
  • Balão para produção de vapor de 500 ml;
  • Balão de recolha de 250 ml;
  • Suporte para retorta e pinça para fixação do aparelho;
  • Papel indicador de pH;
  • Copos de 1 L x2; 500 ml; 250 ml
  • Funil de separação 2 L;

Reagentes.

  • P2P (fenilacetona) impura 145 ml.
  • Carbonato de potássio 50 g;
  • Água destilada 500 ml;
  • Gel de sílica;
  • Cloreto de sódio 100g (NaCl);
a
a
..

Procedimento de destilação a vapor

1. Prepara-se uma solução de carbonato de potássio. Deita-se água num copo com carbonato de potássio e agita-se a mistura.
Nota: O papel indicador mostra um pH alcalino.

2. Colocam-se pastilhas de ebulição (ou varetas de vidro) no balão de destilação. Coloca-se P2P impuro no balão. A solução de carbonato de potássio é também vertida até metade do volume do balão.

3. Montagem da destilação de vapor de P2P.
Importante: o volume de vapor do gerador de vapor deve ser superior ao volume de vapor, que é obtido a partir da ebulição normal de P2P no balão. Portanto, o balão com P2P deve ter um volume menor do que o balão do gerador de vapor.

4. A solução de P2P é fervida (aquecida a uma temperatura de ebulição) e o P2P é condensado sob a forma de gotículas oleosas no condensador. No balão de receção é recolhido o destilado do P2P mais puro com água.

5. À medida que o balão de receção é enchido, os destilados são combinados e sedimentados até à separação das camadas.

6. A destilação é considerada completa quando apenas vapor de água (sem fração oleosa) é condensado no condensador. Após algum tempo, a solução de P2P no balão de destilação torna-se turva. Pode formar-se um sedimento de alcatrão no fundo do balão. Trata-se de impurezas pesadas e insolúveis. O destilado de P2P resultante deve ser separado da camada de água.

7. Prepara-se uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl) (100 g de NaCl por 500 ml de água). A mistura é agitada vigorosamente até que o NaCl esteja completamente dissolvido.
Nota: A solução de NaCl é necessária para alterar a densidade da água na mistura com P2P. Isto ajuda o P2P a flutuar como uma camada superior transparente e a não se apresentar sob a forma de bolhas em todo o volume do balão.

8. A solução destilada de P2P é vertida numa ampola de decantação de 2 L. De seguida, adiciona-se a solução de NaCl. São necessárias várias horas até à separação completa das camadas. O P2P estará no nível superior.

9. A camada aquosa inferior é removida. Esta pode ser reutilizada para destilar novas porções de P2P impuro. Apenas a camada de P2P deve permanecer no funil sem nenhum resíduo visível de água. No entanto, as partículas de água ainda se encontram no P2P. O óleo resultante deve ser desidratado.

10. Para secar ~100 ml de óleo P2P, são necessários ~10 g de sílica gel. A camada de P2P é seca sobre sílica-gel durante cerca de 2 horas e depois decantada.
Obtém-seo rendimento de Р2Р mais puro, 100,02 g (68,98%).
Nota: O P2P pode ser armazenado com sílica gel no mesmo frasco para evitar a absorção de humidade.

Tópicos relacionados

 

Attachments

  • iktbOBKT8u.jpeg
    iktbOBKT8u.jpeg
    17.8 KB · Views: 1,322
Last edited:

hacke8

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Feb 26, 2024
Messages
123
Reaction score
33
Points
28
Caro químico, não tenho carbonato de potássio. Posso usar uma solução de hidróxido de sódio? A proporção é a mesma que a do carbonato de potássio?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Olá, sim, pode usar NaOH. Leva menos, ~15g.
 

chef learner

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Jan 9, 2024
Messages
49
Reaction score
6
Points
8
Se o meu aquecedor só puder armazenar um frasco para aquecimento, não poderei utilizar este método de destilação a vapor sem problemas. Existe alguma outra forma de purificar o P2P em vez da destilação a vapor? Tentei a destilação a vácuo, mas o rendimento é de apenas 30~35% O líquido no balão torna-se muito espesso, difícil de evaporar e forma grumos duros após o arrefecimento. Existe alguma alternativa à destilação a vapor?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Hi.
É o melhor método para esta substância.
 

qwe111

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 25, 2024
Messages
63
Reaction score
5
Points
8
Pode tentar lavar com água a ferver. Se 100MLp2p, ferver 100-200ml de água a ferver. Misturar num funil de separação, agitar vigorosamente e deixar repousar para separar. Isto demora muito tempo, 12 horas!
Não tenho a certeza do rendimento e da pureza. Mas esta é a forma mais fácil.
 

chef learner

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Jan 9, 2024
Messages
49
Reaction score
6
Points
8
Misturar água quente a ferver e P2P, agitar, colocar num funil de separação, deixar arrefecer e esperar pela estratificação, certo? Vou experimentar este método, caso contrário o meu equipamento não consegue efetuar a destilação a vapor, obrigado
 

jasper

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Nov 4, 2023
Messages
18
Reaction score
5
Points
3
Qual é a utilização do carbonato de potássio nesta destilação?
 
Top