Destilação a vapor simples de P2P

GhostChemist

Expert
Language
🇬🇧
Joined
Nov 20, 2022
Messages
90
Reaction score
223
Points
33
Reagentes e materiais:

  • 145 ml de P2P não refinado obtido através da redução de P2NP com borohidreto
  • 300-400 ml de uma solução aquosa de carbonato de potássio a 10%
  • 4 litros de água destilada
  • 500 ml (100 g de cloreto de sódio) de uma solução aquosa de cloreto de sódio a 20%
  • Balões de 1 litro, 2 litros, 500 ml e 250 ml
  • Béqueres
  • Funil
  • Ampola de decantação de 2 litros
  • Condensador esférico
  • Adaptadores de vidro
  • Tubo de vapor em teflon
  • Aquecedor

Realização do processo de purificação de P2P através de destilação a vapor

O balão para destilação a vapor é enchido com P2P a ser purificado e, em seguida, é enchido até meio com uma solução pré-preparada de carbonato de potássio. Fig. 1
YnH9DB3C81


Liga-se um condensador de vapor e monta-se toda a instalação para a destilação por vapor. A quantidade de vapor proveniente do gerador de vapor deve ser superior à que seria produzida durante a ebulição normal do P2P no balão (ou seja, o balão que contém o P2P deve ser mais pequeno em volume do que o gerador de vapor). Fig. 2
9eKydZYcts


A massa no balão de destilação é ajustada de modo a obter uma ebulição uniforme e constante sem choques hidráulicos (são adicionadas pequenas pedras de ebulição feitas de cerâmica ou vidro ao balão para evitar choques; em caso de choques hidráulicos durante a ebulição, deve ser adicionada uma pequena quantidade de água destilada ao balão para normalizar o processo de ebulição). A destilação prossegue até que não haja mais água com gotículas oleosas de P2P no balão recetor. Fig 3
PWdeXgPubo


Aspeto do P2P no balão de destilação durante o processo. Fig
. 4
FDRhQdMFqu


No balão de destilação, as impurezas insolúveis pesadas permanecem no fundo. Fig. 5
L9BrZqVizF


A água destilada juntamente com o P2P. Fig. 6
5NALMuOIfY


Prepara-se uma solução de cloreto de sódio para facilitar a flutuação ascendente do P2P e para melhorar o processo de separação. A água destilada com P2P é vertida numa ampola de decantação grande e é adicionada a solução de cloreto de sódio preparada. As emulsões são deixadas em repouso durante um certo período (pelo menos duas horas). A camada aquosa inferior é então drenada porque contém uma pequena quantidade residual de fenilacetona emulsionada, que pode ser reutilizada para destilação com novas porções de P2P. Fig 7
PeioGz45T6


A camada que contém P2P é drenada para um recipiente com sílica gel para secagem e posterior utilização. Fig
. 8
3ftsvderCH


O P2P obtido é um produto com um grau de pureza não inferior a 99%. O processo de destilação demora 2 dias e o rendimento é de 100,02 gramas, o que corresponde a 68,98%. Fig 9
2QYv1rMysu


Métodos de purificação do P2P


Durante a produção de P2P, especialmente quando se utilizam reagentes de partida e solventes não refinados, haverá desafios constantes na realização de outras sínteses e, mais importante, na obtenção do rendimento desejado do produto. Para obter os resultados de síntese desejados, é necessário purificar o P2P inicial das impurezas.

Existem vários métodos para purificar o P2P das suas impurezas, incluindo a purificação através do derivado de bissulfito e a simples destilação a vapor. Cada um destes métodos é adequado para condições de trabalho específicas.

Método do bissulfito. Envolve a reação selectiva do P2P com bissulfito de sódio, formando um composto sob a forma de uma massa cremosa cristalina. Fig. 10
ZvbSzDHRsV


O derivado de bissulfito de P2P é obtido adicionando P2P sujo (sem solventes) a um volume igual de bissulfito de sódio concentrado com agitação muito intensa até à cristalização completa. Fig 11
IjF9sYwceW


O derivado de bissulfito de P2P é insolúvel em éter dietílico, o que facilita a lavagem das impurezas. Também pode ser rapidamente lavado com butanol, no qual o derivado de bissulfito de P2P também é pouco solúvel. Contudo, devido às propriedades ácidas dos álcoois, ocorrerá decomposição com libertação de P2P, que terá de ser novamente separado dos licores-mãe. Após a lavagem, o derivado bissulfito de P2P é adicionado a uma solução de carbonato de potássio ou de sódio, onde o P2P é libertado e pode ser separado da solução alcalina, lavado com uma solução aquosa de cloreto de sódio, filtrado, se necessário, e seco com sílica gel. Fig 12
FVboRkhLPc



O P2P obtido por este método está em conformidade com as especificações comerciais indicadas na ficha de dados de segurança (FDS).

Os processos de interação do P2P com o bissulfito de sódio e de interação do derivado do bissulfito com o carbonato decorrem de acordo com o esquema 1.
PYGRCNkqzL



Uma desvantagem deste método é a cristalização problemática, especialmente para grandes volumes superiores a 1 litro. Além disso, a obtenção do bissulfito de sódio e a lavagem do derivado obtido podem ser difíceis quando se utilizam álcoois. Os rendimentos quando se utilizam álcoois são de 40-50% do P2P puro, e também requer o re-isolamento dos licores-mãe.

Destilação a vapor. A destilação a vapor é um método simples mas moroso para purificar substâncias com elevado ponto de ebulição. Neste estudo, o P2P altamente contaminado, obtido a partir do P2NP não cristalizado através da redução de borohidreto de sódio, foi purificado utilizando a destilação a vapor. Recomenda-se que a destilação a vapor do P2P não refinado seja efectuada na presença de carbonato de potássio para remoção adicional de impurezas.

O processo de destilação pode ser intensificado utilizando geradores de vapor com, pelo menos, uma pequena pressão e capacidade volumétrica. Para uma produção contínua e constante, recomenda-se que a água destilada (se não houver alteração de cor nem impurezas) separada do P2P seja reciclada de volta para o ciclo de destilação para preparar a solução de carbonato de potássio, reduzindo as perdas globais de P2P, caro e escasso.

Durante a conceção de uma instalação de destilação a vapor para grandes volumes de P2P (5 litros e mais), a capacidade de produção do condensador deve ser cuidadosamente considerada para evitar flutuações de pressão do gerador de vapor que poderiam levar a explosões.

O P2P obtido pelo método de destilação a vapor tem uma pureza não inferior a 99%.O rendimento do P2P é de 68%.

Ao combinar os métodos de obtenção do derivado de bissulfito, seguido da sua decomposição com uma solução de carbonato de potássio e destilação a vapor, é possível obter um grau de pureza do P2P igual ou superior a 99,9%, mas o rendimento do P2P é de 40-50%. Este facto foi confirmado por métodos analíticos adequados, tais como TLC e refratometria. Fig. 13
DhnFdjbmyP





Spoiler.

O lançamento do vídeo da destilação a vapor do P2P está previsto para muito breve! Os materiais de vídeo já estão a ser editados!!!

 
Last edited by a moderator:

Mo0odi

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Aug 26, 2022
Messages
150
Reaction score
56
Points
28
Esperamos que o vosso sucesso continue
 

EileiterBurner

Don't buy from me
Resident
Joined
Jul 1, 2023
Messages
14
Reaction score
4
Points
3
É de louvar, devo dizer que considero verdadeiramente notável a dedicação e a paixão com que
dedicação e paixão com que se dedicam ao vosso trabalho. ----- RESPEITO pessoal ----- 🤘

Não vão encontrar nada como isto em lado nenhum da net.
Em breve chegará o momento, estou ansioso por partilhar convosco as minhas primeiras tentativas. :cool:
 

roths*****33

Don't buy from me
Resident
Joined
Oct 17, 2022
Messages
69
Reaction score
45
Points
18
Esta é uma instrução de primeira qualidade!

A figura 13 também é P2P? Parece tão clara em comparação com as outras.

O que acontece se utilizarmos o rotovap numa mistura de água e P2P? A água evaporada transporta também P2P da mesma forma que a destilação a vapor?
 

Lordoftheshard 2

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 29, 2023
Messages
78
Reaction score
43
Points
18
Panela de pressão com gerador de vapor fácil numa placa de aquecimento a gás. Assim, pode ajustar a pressão do vapor que está a ser bombeado para o frasco e também utilizar frascos com gargalos laterais e fazer passar o vapor através dos gargalos laterais
E é fácil fazer o escalonamento se estiver a fazer a granel, basta usar 10l e 20l rbf
 

roths*****33

Don't buy from me
Resident
Joined
Oct 17, 2022
Messages
69
Reaction score
45
Points
18
Estou sempre a ver comentários sobre como se deve destilar p2p a vapor em vez de destilar a vácuo. Há alguma razão para isso?
 

GhostChemist

Expert
Language
🇬🇧
Joined
Nov 20, 2022
Messages
90
Reaction score
223
Points
33
A destilação a vapor é mais segura do que a destilação direta a vácuo
 

Akashic

Don't buy from me
Resident
Joined
Feb 19, 2023
Messages
9
Reaction score
4
Points
3
@GhostChemist Seria aceitável utilizar bicarbonato de sódio em vez de bicarbonato de potássio neste procedimento? Estou a especular que o potássio terá melhor capacidade de limpeza do que o bicarbonato de sódio, ou talvez outra base que possa ser usada?
 

choose

Don't buy from me
Member
Joined
Feb 6, 2024
Messages
4
Reaction score
0
Points
1
Se o P2P estiver em toluen, há alguma forma de o extrair sem evaporação ou destilação a vácuo do solvente? Refiro-me a uma extração simples. O objetivo desta pergunta é que não tenho acesso a uma bomba de vácuo e os vapores podem levar a uma atenção desnecessária.

Agradeço antecipadamente as respostas
 

WillD

Expert
Joined
Jul 19, 2021
Messages
730
Reaction score
1,047
Points
93
A melhor opção para si é utilizar este produto em tolueno sem extrair. Uma vez que todos os outros métodos exigirão evaporação ou serão difíceis com os vapores venenosos. Basta escolher a síntese com tolueno se souber a quantidade na solução.
 

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 22, 2023
Messages
330
Reaction score
274
Points
63
Adicionar metanol e destilar o tolueno como azeótropo metanol/tolueno, que tem um ponto de ebulição de cerca de 55 °C, o que deve ser suficientemente baixo para todos os fins.
 

choose

Don't buy from me
Member
Joined
Feb 6, 2024
Messages
4
Reaction score
0
Points
1
Posso usar isopropanol?
 

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 22, 2023
Messages
330
Reaction score
274
Points
63
Provavelmente não. Os azeótropos são específicos de compostos individuais e não se aplicam geralmente a grupos como, por exemplo, se um álcool, então todos os álcoois. Isto não funciona.
 

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 22, 2023
Messages
330
Reaction score
274
Points
63
Adicionar uma solução de Carbonato de Potássio ao frasco com o P2P sujo é uma péssima ideia e não faz qualquer sentido, exceto se se pretender matar muitos P2P de propósito. O P2P é altamente suscetível à autocondensação catalisada por bases, ou seja, o P2P condensa-se com ele próprio formando um polímero, no extremo transforma-se completamente no infame "alcatrão vermelho", caso contrário a gosma vermelha é bem conhecida, ou descolorações rosa a vermelho escuro.
O P2P é muito mais estável em relação aos ácidos.
Se quiser aumentar o ponto de ebulição da água no balão, utilize sal de mesa.
Além disso, inclinar o balão com o P2P até 45 graus, ou mesmo mais, se utilizar um balão de gargalo longo (recomendado) ajuda a evitar que a água salpique para o condensador em caso de "pancada" forte ou demasiado vapor. O "bumping" pode ser completamente omitido quando o balão P2P é aquecido não por baixo mas apenas pelos lados (o terço inferior do balão não é aquecido). Muitas mantas de aquecimento têm um aquecimento duplo exatamente para isto, um aquecimento para a parte superior e outro para a parte inferior, utilizando-se ambos para um aquecimento rápido e apenas a parte superior na destilação, o que evita o "bumping". Principalmente. Não me digas que sabias isto. Já ninguém o sabe. Muita coisa se perdeu no tempo desde os tempos áureos da química....
 

GhostChemist

Expert
Language
🇬🇧
Joined
Nov 20, 2022
Messages
90
Reaction score
223
Points
33
Carbonato de potássio adicionado aos derivados de hidrossulfito de cetona para produção e purificação de cetona livre com destilação a vapor
 

hacke8

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Feb 26, 2024
Messages
124
Reaction score
33
Points
28
Olá, senhor, se utilizar ácido para purificar o p2p, qual é o ácido mais elevado? Ácido sulfúrico 98%, ácido clorídrico 37%, ácido oxálico sólido, ácido fosfórico 85%) Este é o reagente que tenho. Balão gerador de vapor 2L, balão P2P 1L, quantos P2P sujos podem ser adicionados numa tal combinação? A destilação de vapor de água é realmente uma coisa dolorosa.
 

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 22, 2023
Messages
330
Reaction score
274
Points
63
A formação do produto de adição de bissulfito do P2P, seguida da separação e lavagem do mesmo, serve para a purificação, tal como a destilação a vapor, sendo que fazer as duas coisas não faz normalmente muito sentido. Em especial, o procedimento com bissulfito não tem um rendimento muito bom e podem esperar-se perdas de 30% (com P2P). A destilação a vapor é feita a partir de água neutra ou ligeiramente ácida, caso contrário haverá perdas graves devido à auto-condensação do P2P, terminando, no pior dos casos, no temido "alcatrão vermelho". É assim que as coisas são.
E SE quiser fazer as duas coisas por qualquer motivo: Não é necessário adicionar qualquer base ou ácido, o aduto de bissulfito decompor-se-á muito antes dos 95°C+ necessários para destilar a vapor o P2P, uma vez que se decompõe bem apenas com o aquecimento.
A dependência da temperatura destes aductos é uma forma conveniente de separar Aldeídos e Cetonas, a uma determinada temperatura apenas se formarão aductos de Aldeídos, enquanto as Cetonas presentes não formarão tal aduto e a fração de Aldeídos pode ser quase completamente removida por uma simples filtração.
 

hacke8

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Feb 26, 2024
Messages
124
Reaction score
33
Points
28
Caro químico, não tenho carbonato de potássio. Posso usar uma solução de hidróxido de sódio? A proporção é a mesma que a do carbonato de potássio?
 

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 22, 2023
Messages
330
Reaction score
274
Points
63
Não consegues encontrar potassa? Já pensaste em passar a ver *****ografia em vez de fabricar drogas como passatempo? E já tentaste desligar e voltar a ligar? O cérebro?

Mas sim, podes usar NaOH. Qualquer base quente polimerizará uma boa parte do P2P, na verdade não faz diferença.
 

GhostChemist

Expert
Language
🇬🇧
Joined
Nov 20, 2022
Messages
90
Reaction score
223
Points
33
Pode utilizar eq Na2CO3 ou NaHCO3, ou converter NaOH para Na2CO3
 
Top