Esperando que este seja o local correto para perguntar sobre TLC?

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
316
Reaction score
29
Points
28
Olá pessoal,
Sei que tenho andado a fazer muitas perguntas ultimamente. Sou um novato... obviamente que investi MUITO dinheiro neste hobbit e tenho andado a investigar o TLC.
Sempre disse que não faço química em massa, para vender - ao contrário da maioria das pessoas aqui e por isso é um jogo de espera quando preciso de algo para o laboratório, no entanto, finalmente cheguei à fase em que posso começar a explorar algumas aminas terciárias a partir dos 500g de triptamina que tenho.
Penso que o TLC vai ser um fator importante para saber se o RXN foi concluído.

Agora a minha pergunta é a seguinte - preciso de um spray de resolução de NaCIO a 0,25%?

Obviamente que tenho lixívia como produto de limpeza, no entanto, é óbvio que contém outras coisas e teria de ser destilada, o que me parece um problema porque vou puxar toda a água com ela e não saberei a concentração. Não consigo encontrar nenhum spray pré-fabricado, obviamente.
Alguém pode explicar o que é que o spray faz realmente? Estive a ver esta informação REALMENTE útil e ele diz para usar uma solução de hipoclorito de sódio a 0,25%.
Mais uma pergunta - o que é que eu uso como pavio? Será que o papel de aguarela serve? Ou tem de ser um material específico - não diz nada e é praticamente a única coisa que não diz.
É óbvio que não tenho quaisquer referências devido ao facto de ser apenas um tipo sem laboratório oficial e, por isso, as suas descobertas são uma foto comparativa útil, no entanto, vou usá-la principalmente para verificar se a rxn terminou...
Obrigado, malta!
 
Last edited by a moderator:

CCL4 huffer

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
May 19, 2024
Messages
73
Reaction score
26
Points
18
A tradução de "NaClO" para "NaCl" é uma forma de destilar o NaClO, que é uma solução de NaClO concentrada e diluída.
é utilizada como um agente de coloração, tenho quase a certeza, para que se possam ver efetivamente as manchas.

o que queres dizer com pavio? suponho que estejas a falar das placas de sílica. não, não podes absolutamente substituí-las por papel de aguarela ou qualquer outra coisa.
pelo menos faz um pouco de pesquisa sobre como funciona mesmo

também uma pequena dica: certifica-te de que não utilizas eluentes em que os compostos sejam demasiado solúveis, caso contrário as manchas irão subir demasiado.
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
316
Reaction score
29
Points
28
Não, não me refiro às placas no que diz respeito ao "pavio" - no diagrama que vi, eles tinham a fase estacionária (as placas de sílica) e a fase móvel (o solvente ou mistura de), que depois colocavam numa cuba e usavam um "pavio" atrás da placa, mas sem tocar, para que o solvente subisse e se transformasse em gás...Talvez eu esteja a confundir o diagrama - então só é necessário colocar as placas de sílica pré-pintadas no solvente - certificando-se de que as manchas não tocam no solvente e depois tapá-las para que os solventes subam pela sílica no vidro?
Se eu olhar (fotografar) as placas sob UV, isso significa que não preciso do NaClO? É só mais uma coisa para comprar e se não precisar de ver os resultados à luz normal, isso significa que não preciso dele? Se calhar é melhor tentar e ver...
 

HerrHaber

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
531
Reaction score
287
Points
63
O pavio não é mais do que um pedaço de papel de filtro na parede do frasco onde se efectua o TLC e deve tocar no solvente e saturar a atmosfera interior com vapores de solvente. As manchas devem ser sempre aplicadas com um tubo capilar. Uma lâmpada UV de endurecimento de unhas é o melhor substituto para os produtos químicos que podem ser pulverizados e, se comprar uma, de certeza que me vai agradecer, e não é assim tão cara. Por exemplo, não tenho dinheiro para comprar um pacote de placas e, neste momento, tenho algo em curso e nem sequer sei qual deve ser o momento certo, uma vez que não tenho qualquer referência. O NaOCl é fácil de encontrar sem perfume e outros aditivos, mas em solução aquosa.
 
Top