Síntese de P2P a partir de P2NP

GhostChemist

Expert
Language
🇬🇧
Joined
Nov 20, 2022
Messages
90
Reaction score
223
Points
33
Reagentes:
  • 1-fenil-2-nitropropeno (P2NP; cas 705-60-2) 1000 g;
  • Metanol (MeOH) 10 L;
  • Borohidreto de sódio (NaBH4) 470 g;
  • Peróxido de hidrogênio (H2O2) 30% 6 L;
  • Carbonato de potássio (K2CO3) 1800 g;
  • Ácido clorídrico (HCl) 37% aq;
  • Diclorometano (CH2CI2) 5 L;
  • Hidróxido de sódio (NaOH) 5 L 25% aq;
  • Água destilada (H2O) 5 L;
Equipamentos e vidraria:

Esquema de reação:
RO4ziRUoSc
Síntese:
1. O 1-fenil-2-nitropropeno 1000 g é dissolvido em metanol (MeOH) 10 L em um balão de 20 L.
2. A mistura de reação é resfriada a 0 °C por um banho de gelo/sal com boa agitação.
3. Adiciona-se 470 g de borohidreto de sódio (NaBH4) à mistura reacional em pequenas porções com agitação constante para controlar a temperatura da reação abaixo de 15 °C.
4. O banho de gelo/sal é removido após o término de uma reação exotérmica.
5. A solução é agitada em temperatura ambiente por 2 h.
6. Em seguida, a solução é resfriada a 0 °C em banho de gelo/sal novamente.
7. O peróxido de hidrogênio (H2O2) 30% 6 L e o carbonato de potássio (K2CO3) 1800 g são adicionados ao frasco de reação.
8. A solução é agitada por 24 horas em temperatura ambiente.
9. Em seguida, o ácido clorídrico (HCl) 37% aq é despejado na mistura gota a gota até atingir o pH 6,5-7. A reação é exotérmica e o CO2 é liberado (cuidado!).
10. A mistura é
extraída com diclorometano (CH2CI2) 5 L, o extrato é lavado com hidróxido de sódio (NaOH) 5 L 25% aq. e água destilada (H2O) 5 L.
11. O diclorometano (CH2CI2) é
destilado sob vácuo para obter um óleo amarelo claro defenilacetona (P2P, cas 103-79-7). O rendimento é de 70%.
 
Last edited by a moderator:

primitiveintelectual

Don't buy from me
Resident
Language
🇨🇿
Joined
Feb 12, 2022
Messages
91
Reaction score
93
Points
18
Essa síntese é adequada para iniciantes?
Ao misturar, o frasco de fundo redondo de 20 L deve ser fechado?
Em que etapa usamos o Rotovap?

Etapa 9:
De quanto HCl precisaremos?
No Fórum Erowid, esse método P2P de P2NP com NABH4, mas em pequena escala. Eles fornecem 300 ml de HCl para atingir a acidez, portanto, no seu método em grande escala, de quanto HCl precisaremos?
Cerca de 10 litros de HCl? Para que eu não tenha que fazer o gotejamento, posso despejar diretamente?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
sim
Uma mistura de quê? Não consigo adivinhar o que você quer dizer.
Você sabe o que significa "destilado sob vácuo"? Há um link especial para você.
O suficiente para atingir o pH 6,5-7. Você pode contá-lo por moles de acordo com sua carga, se quiser.
Não, você estragará seu produto.
 

primitiveintelectual

Don't buy from me
Resident
Language
🇨🇿
Joined
Feb 12, 2022
Messages
91
Reaction score
93
Points
18
Ao misturar, o balão de fundo redondo de 20 L deve ser fechado?
Uma mistura de quê? Não consigo adivinhar o que você quer dizer.

Quero dizer
Etapas 1 a 8.
Quando agitado, resfriado e novamente agitado, deve-se tomar cuidado para manter o frasco fechado ou não?
Etapa 3 Você precisa tomar cuidado para que o frasco fique fechado?
Ou etapa 8 Você precisa tomar cuidado para manter o frasco fechado?
Ou isso não importa?
 

primitiveintelectual

Don't buy from me
Resident
Language
🇨🇿
Joined
Feb 12, 2022
Messages
91
Reaction score
93
Points
18
De quanto HCl precisaremos?

O suficiente para atingir o pH 6,5-7. Você pode contá-lo por moles de acordo com sua carga, se quiser.


Não sei como fazer a contagem
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Não, no caso contrário, o frasco de reação pode explodir com consequências muito graves.
Você pode usar o ácido HCl 37% puro e agitá-lo até o pH 6,5-7, se não souber contar.
 

gmo

Don't buy from me
Resident
Joined
Feb 25, 2023
Messages
25
Reaction score
4
Points
3
Mestre, por que precisamos desse ph🙏🏻?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Para neutralizar a mistura da reação.
 

tweaker2

Don't buy from me
Resident
Joined
Sep 29, 2022
Messages
18
Reaction score
20
Points
3
o índice de refração do p2p é de 1,5155-1,5175 e, se impuro, o valor é maior
portanto, o produto final nesse vídeo não é p2p
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
De onde você tirou essas informações?
1,5102 está bom, a diferença não é tão grande. Caso você queira obter p2p puro para as reações seguintes, é preciso destilá-lo.
 
View previous replies…

tweaker2

Don't buy from me
Resident
Joined
Sep 29, 2022
Messages
18
Reaction score
20
Points
3
Que informações? é assim que funciona a refratometria, pegamos uma amostra, nesse caso, o que presumimos ser p2p, depois pegamos o valor do índice de p2p e comparamos se a amostra é impura, mas a maioria é p2p, o valor do índice fica um pouco mais alto, portanto, 1,5102 não está correto, ele apenas informa que a maioria da amostra não é p2p, ela pode conter p2p, mas apenas uma pequena quantidade.
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Perguntei sobre esse intervalo.
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Não há problema pelo fato de ter ponto de ebulição e densidade adequados. Os traços de DCM alteram a densidade do produto e, portanto, também o índice de refração. De qualquer forma, você pode repetir a síntese e gravar seu próprio vídeo para provar que tentamos enganá-lo. ;)
 

K-Cyanide

Don't buy from me
New Member
Joined
Jan 1, 2023
Messages
64
Reaction score
76
Points
18
Observando a cor, pode-se ver facilmente que não se trata de p2p puro. Esse composto tem uma cor amarela pálida (se houver). Entretanto, é altamente recomendável destilar a vácuo o P2P antes de usá-lo.
 

Multivitamin

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 12, 2023
Messages
8
Reaction score
4
Points
3
Depois de destilar o DCM. Posso usá-lo na reação de NaBHr4 como está? Ou é absolutamente necessário destilar o p2p primeiro para poder usá-lo na reação?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Eu recomendaria que você o destilasse antes de seguir a síntese. Como disse @K-Cyanide, isso aumentará o rendimento da reação e você terá menos subprodutos.
 

K-Cyanide

Don't buy from me
New Member
Joined
Jan 1, 2023
Messages
64
Reaction score
76
Points
18
Não, absolutamente no sentido de que a reação não funcionará usando P2P não destilado, não é mesmo?
Entretanto, o produto final é sempre de melhor qualidade quando você usa compostos destilados. E não se esqueça de que o P2P sujo prejudica o rendimento, sem dúvida. É um trabalho tedioso, mas vale a pena.
 

Multivitamin

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 12, 2023
Messages
8
Reaction score
4
Points
3
Você acha que é absolutamente necessário medir a pressão no sistema ao destilar a vácuo o óleo p2p/óleo de base livre de metano? Ou posso simplesmente conectar a bomba de vácuo ao adaptador de vácuo no novo frasco receptor vazio quando o DCM tiver sido destilado (porque o DCM com baixo ponto de ebulição de 50c destilaria mesmo sem vácuo), ligar o vácuo, aumentar a temperatura até ver os primeiros sinais de óleo p2p chegando ao frasco receptor e manter a temperatura até a destilação terminar?

Estou perdendo alguma coisa? Tenho que medir a pressão do vácuo ou posso simplesmente aumentar lentamente o aquecimento até ver o óleo chegando ao frasco receptor?
 

K-Cyanide

Don't buy from me
New Member
Joined
Jan 1, 2023
Messages
64
Reaction score
76
Points
18
Não, você não precisa saber o valor absoluto da pressão. Mas precisa ter certeza de que sua bomba de vácuo é forte o suficiente para reduzir significativamente o ponto de ebulição do P2P/Meth freebase. (+- 100 C é aceitável. Uma ferramenta útil é o Nomograph on-line da Sigma Adlrich:
Nomograph Sigma
Um bom teste prático é conectar um pequeno RBF cheio de água (1/4 a 1/2 do volume) à sua fonte de vácuo. Em condições ambientais, a água deve começar a ferver no frasco. Isso significa que sua fonte de vácuo é capaz de produzir um vácuo final de aproximadamente 50 mmHg (Torr). Isso é basicamente suficiente quando sua bomba também pode sugar um determinado volume por minuto. Esse volume deve ser superior a 20 litros por minuto.
E, por fim, sim, é correto aplicar primeiro o vácuo e depois aumentar a temperatura, no início com força total e ajustando quando estiver se aproximando do ponto de ebulição. Espero que isso ajude.
 
Top