Síntese de ácido nítrico

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1

Introdução

Neste tópico, você encontrará dois métodos de síntese do ácido nítrico. O primeiro tem reagentes mais comuns, como nitrato de sódio e bissulfato de sódio monohidratado, que são muito difundidos, e esse caminho dá um bom rendimento de 95%! O segundo método com ácido sulfúrico conc. (96%) e nitrato de amônio tem o mesmo nível de facilidade, mas é difícil obter ácido sulfúrico. No entanto, o segundo caminho dá ~90% (ácido nítrico fumegante) com ótimo rendimento.

Observação de segurança: você deve ter o EPI adequado, incluindo protetor facial, avental resistente a produtos químicos e luvas químicas. Isso também deve ser feito em uma capela de exaustão. Os vapores de NO2 podem causar câncer e o ácido nítrico pode causar queimaduras químicas na pele e nas membranas mucosas. Pode causar incêndio e explosão sob alta pressão e temperatura. Preste muita atenção às notas de segurança!
93IAbyk0oZ

Ponto de ebulição: 68% da solução ferve a 121 °C/760 mm Hg;
Ponto de fusão: -42 °C;
Peso molecular: 63,012 g/mole;
Densidade: 1,51 g/cm3, 1,41 g/cm3 [68% p/p];
Índice de refração: 1,397 (16,5 °C);
Número CAS: 7697-37-2.

Apartir de nitrato de sódio e bissulfato de sódio monoidratado

Equipamento e material de vidro.

Reagentes.

  • 43 g, 0,53 mol de nitrato de sódio (NaNO3);
  • 150 g, 1,09 mol de bissulfato de sódio monoidratado (NaHSO4*H2O).
ApPtnEfHd2

Procedimento

1. Coloque 43 g (0,53 mol) de nitrato de sódio (NaNO3) e 150 g (1,09 mol) de bissulfato de sódio monohidratado (NaHSO4*H2O) (excesso) em um balão de destilação de fundo chato de 0,5 L, misture bem com um bastão de vidro;

2. Coloque a âncora do agitador magnético no balão;

3. Monte o aparato de destilação: instale o condensador reto Liebig através do bocal Würz, o conector do balão e o frasco receptor de 250 ml (o frasco Erlenmeyer serve);

4. Ligue o resfriamento do condensador Liebig e comece a agitar;

5. Inicie o aquecimento (cerca de 120 °C), após o início da reação, o gás marrom começa a se formar e a destilação começa;

6. Interrompa o aquecimento assim que o ácido nítrico parar de pingar no frasco receptor;

Como resultado do experimento, será obtido ácido nítrico com uma concentração de cerca de 75%, e o rendimento é de 95%.
Onitrato de cálcio pode ser usado em vez do nitrato de sódio; não é recomendável usar nitrato de amônio devido à sua explosividade.

Apartir de ácido sulfúrico e nitrato de amônio

Equipamento e material de vidro.

Reagentes.

  • Ácido sulfúrico concentrado (96%) (H2SO4);
  • Nitrato de amônio seco (NH4NO3).
WglYaHyRon

Procedimento

1. Aproximadamente 5 g de ácido sulfúrico concentrado (96%) (H2SO4) são adicionados a cada 4 g de prills de nitrato de amônio seco (NH4NO3) usados. A mistura é agitada até que não haja mais nenhum sólido. Certifique-se de que os prills estejam totalmente dissolvidos antes de tentar destilá-los. Essa ação é muito fumegante e requer ventilação confiável.

2. A pasta é despejada no balão de fundo redondo em ebulição (500 ml) enquanto um banho de óleo quente (175-190 °C) aguarda abaixo.

3. Instale o condensador reto Liebig por meio do bocal Würz, do conector do frasco e do frasco receptor de 250 ml (cabe um frasco Erlenmeyer). Certifique-se de lubrificar as juntas de vidro de seu aparelho com graxa de silicone. O controle da temperatura é a chave para não queimar o seu laboratório.

4. Depois de vários minutos, uma frente de condensação aparece e é impulsionada para cima pelo calor. O ácido é visto refluxando à medida que se condensa no braço do balão de destilação. Os vapores estão deslocando o ar e o dióxido de nitrogênio, causados pela reação do oxigênio com o óxido nítrico produzido pela decomposição térmica.

5. Após alguns minutos, você perceberá que a taxa de gotejamento de ácido do condensador se tornou lenta e irregular. Nesse ponto, desligue a placa quente e deixe o aparelho descansar por alguns minutos para terminar.

6. Transfira o ácido para um frasco (plástico não é apropriado). O seu ácido nítrico ficou amarelado devido à exposição ao oxigênio atmosférico. Ele ainda é muito puro, ~90% (ácido nítrico fumegante) , conforme determinado por uma tabela de densidade.
A calculadora completa de concentração de densidade de soluções aquosas de ácido nítrico: https://www.handymath.com/cgi-bin/nitrictble2.cgi?submit=Entry
 
Last edited:

ACAB

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Mar 27, 2022
Messages
291
Reaction score
167
Points
43
Acho que a melhor coisa a fazer contra isso é passar os gases de escape em um aparelho fechado por uma garrafa de lavagem com 10% de soda cáustica para neutralizar o NO2.
Além disso, conectar um vácuo no final e poder ventilar o frasco de reação ajudará a livrar o aparelho de vapores tóxicos antes de abrir o aparelho para desmontagem ou remoção do produto.
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Por outro lado, ele pode destruir sua bomba de vácuo (exceto a bomba de jato de água de vidro). O NO2 é um agente oxidante forte.
 
Last edited by a moderator:

ACAB

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Mar 27, 2022
Messages
291
Reaction score
167
Points
43
Com o frasco de lavagem cheio de solução de hidróxido de sódio antes da armadilha fria e da bomba de vácuo, o NO2 deve ser neutralizado para que nada aconteça com a bomba.
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,688
Solutions
3
Reaction score
2,812
Points
113
Deals
1
Você pode fazer todas essas manipulações ou apenas trabalhar na capela de exaustão :)
 

MrMarvin

Don't buy from me
New Member
Joined
Apr 5, 2023
Messages
8
Reaction score
1
Points
1
Que quantidade de nitrato de cálcio devo usar?
Posso usar a quantidade que você escolher com nitrato de sódio?
 

T0lek511

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 10, 2023
Messages
126
Reaction score
85
Points
28
Deals
1
Minha rota favorita é a da eletricidade, do ar e da água
 

m416kz23

Don't buy from me
New Member
Language
🇺🇸
Joined
Jan 19, 2023
Messages
1
Reaction score
3
Points
3
Estou sintetizando ácido nítrico fumegante adicionando 450 gramas de nitrato de sódio e 600 ml de ácido sulfúrico concentrado em um frasco de ebulição de fundo redondo. Conecte o condensador e faça um banho de óleo para aquecer a 80-82⁰C. Normalmente, obtenho 250 ml de ácido nítrico fumegante. Acredito que seja 98% porque ele não dissolve o cobre até que você adicione algumas gotas de água e, então, ele reage de forma muito agressiva. Tentei algumas outras proporções para tentar chegar o mais próximo possível da estequiometria. Como faço o ajuste de automóveis de alto desempenho, sei que esse tipo de estequiometria não é a melhor maneira de alcançar essa aplicação, além de continuar tentando e errando. Alguma ideia?
Muito obrigado e parabéns a todos que deram início a este fórum, é incrível. Eu aprendo muito aqui.✌️
 
Top