Como o transtorno de personalidade antissocial aumenta os transtornos por uso de substâncias

Paracelsus

Addictionist
Joined
Nov 23, 2021
Messages
221
Reaction score
228
Points
43
O7Y9DNwgXE


Um novo estudo investigou as complexas relações entre o transtorno de personalidade antissocial (ASPD) e os transtornos por uso de substâncias (SUDs), oferecendo novas percepções sobre os padrões de associação que há muito intrigam os pesquisadores. Publicada na Translational Psychiatry, essa pesquisa explora como o ASPD interage com os diagnósticos e a gravidade dos transtornos por uso de álcool, maconha, cocaína, opioides e tabaco. As descobertas do estudo têm implicações significativas para uma melhor compreensão da coocorrência dessas condições e podem influenciar futuras abordagens de tratamento.

O ASPD é um distúrbio psiquiátrico caracterizado por comportamento manipulador, impulsivo e, muitas vezes, agressivo, com uma acentuada falta de remorso. Esse distúrbio é desproporcionalmente comum em indivíduos que sofrem de transtornos mentais. De fato, pesquisas anteriores mostraram que, embora o ASPD esteja presente em cerca de 3,6% da população em geral, ele pode ser encontrado em até 81% das pessoas que lutam contra o uso de substâncias. Essa surpreendente sobreposição destaca a necessidade de investigações mais detalhadas sobre como a ASPD interage com várias formas de dependência.

O estudo, liderado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Yale e de outras instituições importantes, concentrou-se em 1.660 indivíduos diagnosticados com ASPD, comparando-os a um grupo de controle de 6.640 pessoas. Os participantes foram selecionados com base em critérios de correspondência, como *****o, idade e raça, para controlar os fatores demográficos que poderiam influenciar os resultados. O objetivo era explorar as relações entre ASPD e cinco tipos de transtornos por uso de drogas: álcool (AUD), maconha (CanUD), cocaína (CocUD), opioides (OUD) e tabaco (TUD).

Uma das principais descobertas do estudo foi a forte associação entre ASPD e o diagnóstico e a gravidade de AUD, CanUD e TUD. Por exemplo, indivíduos com ASPD tinham quase o dobro da probabilidade de serem diagnosticados com transtorno por uso de álcool (com uma razão de chances de 1,89) e mais do que o dobro da probabilidade de serem diagnosticados com transtorno por uso de maconha (com uma razão de chances de 2,13). Embora a ASPD também tenha sido associada a transtornos por uso de cocaína e opioides, essas associações não sobreviveram aos rigorosos testes estatísticos necessários para confirmá-las com alta certeza.

Os pesquisadores também examinaram critérios de diagnóstico específicos para transtornos por uso de drogas, como uso perigoso, sintomas de abstinência e tentativas de parar de fumar. Notavelmente, o critério de "uso perigoso" foi consistentemente associado ao ASPD em todas as substâncias estudadas. Isso sugere que os indivíduos com ASPD tendem a se envolver em comportamentos perigosos ao usar substâncias, independentemente do tipo de droga. Entretanto, em uma reviravolta surpreendente, o estudo descobriu que as tentativas de parar de usar cocaína estavam inversamente relacionadas à TEA. Em outras palavras, as pessoas com ASPD eram menos propensas a tentar parar de usar cocaína em comparação com aquelas sem o transtorno.

Essa descoberta levanta questões importantes sobre as motivações e os comportamentos de indivíduos com TEA em relação ao uso de substâncias. A natureza impulsiva e de busca de riscos do TEA torna os indivíduos menos propensos a abandonar as substâncias que causam dependência ou há algo específico sobre a cocaína que influencia esse comportamento? Serão necessárias mais pesquisas para desvendar os mecanismos psicológicos e neurobiológicos em jogo.

As descobertas do estudo ressaltam a complexidade da comorbidade ASPD-SUD. Ao explorar os diferentes padrões de TUS entre as pessoas com TEA, a pesquisa oferece percepções valiosas que podem ajudar os médicos a desenvolver intervenções mais direcionadas. Por exemplo, os programas de tratamento talvez precisem abordar mais diretamente o risco elevado de uso perigoso em pacientes com ASPD, bem como os desafios exclusivos apresentados por determinadas substâncias, como a cocaína.

Outro aspecto notável do estudo foi seu foco na gravidade das SUDs. O estudo constatou que as associações entre ASPD e diagnósticos de SUD eram mais fortes do que aquelas baseadas na gravidade do transtorno. Isso sugere que a TEA pode estar mais intimamente ligada ao fato de uma pessoa desenvolver ou não um vício, em vez da gravidade desse vício.

De modo geral, essa pesquisa representa um importante passo à frente na compreensão dos desafios duplos de TEA e TUS. Ao esclarecer as diferentes formas de interação entre esses transtornos, ela abre caminho para estudos futuros que poderão refinar os critérios de diagnóstico e melhorar os resultados do tratamento. Como observam os autores do estudo, "intervenções personalizadas direcionadas à subtipagem baseada em mecanismos" poderiam levar a um melhor atendimento para indivíduos que enfrentam ASPD e transtornos por uso de substâncias.

Para obter mais detalhes, você pode acessar o artigo completo aqui: https://doi.org/10.1038/s41398-024-03054-z (clearnet).

Se você se interessar por essas publicações, por favor, reaja e deixe comentários. Isso será um sinal para eu continuar.
 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,472
Solutions
4
Reaction score
1,002
Points
113
Deals
1
Eu consumo muita cocaína em comparação com qualquer pessoa que conheço. A cocaína é a cura temporária para o transtorno de personalidade antissocial. Eu simplesmente vou lá e falo com todo mundo quando estou usando cocaína. Raramente converso com alguém que não conheço, a menos que eu esteja usando cocaína. Fui alcoólatra por 25 anos, mas meu fígado não está saudável. A cocaína e o álcool fizeram isso. Não tive nenhum problema em parar de beber. Apenas troquei a bebida pela metanfetamina. Não fui diagnosticado com nenhum distúrbio, mas também não tentei ser.
 
Top