Laboratório doméstico: Capela de exaustão DIY

dnBQByvHb8Zkawbjpx

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
May 6, 2024
Messages
68
Reaction score
45
Points
18
Neste tópico, documentarei minha construção de uma capela de exaustão de um homem pobre. Pode não parecer ainda, mas essa caixa de papelão se tornará uma capela de exaustão funcional em poucos dias.
 

Attachments

  • iHUYZW8zMT.jpg
    iHUYZW8zMT.jpg
    1.5 MB · Views: 19

dnBQByvHb8Zkawbjpx

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
May 6, 2024
Messages
68
Reaction score
45
Points
18
Para a extração do primeiro estágio, precisaremos de:
  • uma fronha de travesseiro para procurar papel plástico transparente
  • tubo de papel do melhor uísque escocês
  • Ventilador de 12V 80x80 mm
  • adaptador de energia de 12V
  • pistola de cola
  • fita adesiva larga (50 mm)
  • fita métrica
  • canivete
 

Attachments

  • JcVQbEyDrM.jpg
    JcVQbEyDrM.jpg
    1.9 MB · Views: 19

dnBQByvHb8Zkawbjpx

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
May 6, 2024
Messages
68
Reaction score
45
Points
18
É hora de prosseguir com a construção:
  1. Corte uma janela grande na caixa pela qual você executará as tarefas dentro da capela de exaustão pronta. Não é necessário que ela chegue até o fundo.
  2. Corte um orifício para o escapamento no lado oposto, situado mais perto da parte superior, para que a fumaça ascendente possa ser extraída.
  3. Corte uma folha de plástico transparente (precisa ter alguma espessura, filme plástico não é suficiente) para cobrir totalmente a janela de trabalho de um lado a outro, mas deixando a parte inferior de 10 a 15 cm descoberta, e use fita adesiva para fixá-la na capela de exaustão em três lados (não na parte inferior).
O escapamento precisa de mais algum trabalho e será mostrado na postagem final.
 

Attachments

  • mOhjBPFoZp.jpg
    mOhjBPFoZp.jpg
    1.3 MB · Views: 10
  • u8Jbar2B6q.jpg
    u8Jbar2B6q.jpg
    311.4 KB · Views: 10

dnBQByvHb8Zkawbjpx

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
May 6, 2024
Messages
68
Reaction score
45
Points
18
Enquanto isso, também construí essa engenhoca como uma missão secundária antes de terminar o escapamento principal. O tubo de papel foi cortado transversalmente a cerca de 12 cm de profundidade a partir de uma extremidade. Os segmentos resultantes foram dobrados para caber em um ventilador de computador de 12 V e o tubo se tornou essencialmente um conversor de seção transversal redonda para quadrada. O ventilador foi colado com cola quente no lugar e as lacunas foram vedadas com fita adesiva. É muito feio, mas até que funciona, porém o ventilador é muito fraco e não fornece o fluxo de ar esperado. É improvável que eu o utilize como capela de exaustão, mas ele fará seu trabalho de extração de fumaça ao soldar alguns componentes eletrônicos, por exemplo.
 

Attachments

  • nbWCIJXwhk.jpg
    nbWCIJXwhk.jpg
    839.3 KB · Views: 8

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,401
Solutions
4
Reaction score
957
Points
113
Deals
1
Estou achando que você não conseguirá atingir a velocidade de ar recomendada de 100 pés/minuto - você precisaria, é claro, de 100 cfm para atingir 100 fpm em uma abertura de 1'x1'. Apenas pensei em dizer que, quando estiver olhando as vitrines e sonhando acordado com capelas de exaustão, é isso que você deve buscar. Menos e uma reação energética excederão as capacidades do exaustor. Isso é apenas o que foi transmitido para minha cabeça. Não acredite em minha palavra🫨.
 

dnBQByvHb8Zkawbjpx

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
May 6, 2024
Messages
68
Reaction score
45
Points
18
Nesta construção, usarei um ventilador que movimenta 1730 cfm, o que deve ser suficiente, mesmo levando em conta as perdas. Publicarei o resultado em alguns dias.
 

Dr. MMX

Professional
Manufacturer Seller
Language
🇺🇸
Joined
Nov 28, 2023
Messages
189
Reaction score
71
Points
28
Deals
8
Eu lhe disse que a solução mais barata é 50 euros (sim, agora são 60 ou mais), 500 m3h 150mm fi PP made vent.
ele tem outra vantagem. portanto, são dois coelhos em uma cajadada só, você pode multiplicá-los em duas ou três partes para ter exaustão em muitos lugares e depois conectá-los a um divisor de três tubos (não sei o nome) e ele pode ser sugado por um respiro de pressão que coloca esse ar no filtro (sem perdas em nenhum respiro)
 

dnBQByvHb8Zkawbjpx

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
May 6, 2024
Messages
68
Reaction score
45
Points
18
Chegarei a esse ponto mais tarde. Até lá, terminarei esta construção improvisada usando coisas que já tenho e aprenderei com a experiência o que realmente preciso obter e melhorar.
 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,401
Solutions
4
Reaction score
957
Points
113
Deals
1
Isto. É exatamente o oposto de uma capela de exaustão. Trata-se de um gabinete de fluxo laminar. Ele sopra o ar para fora desse filtro HEPA certificado pela Neuclear de 24x24x11,5. Sob o compartimento superior há... um soprador de gaiola de esquilo de um forno. Um exaustor protege você dos produtos químicos, mas esse protege o material de você, cogumelos, mas as plantas são frequentemente clonadas na frente de um exaustor e os farmacêuticos e microbiologistas os utilizam. A eficiência de 99,997% do filtro sopra o ar muito mais rápido do que a velocidade laminar, para deslocar o ar atmosférico que poderia estar contaminado com mofo ou esporos bacterianos. Esse equipamento me serviu bem por 10 anos, com praticamente 100% de sucesso. Depois de 10 anos, eu o vendi pelos US$ 200 pelos quais o construí. Laminar é apenas uma frase atraente, fluxo laminar no ar atmosférico é um conto de fadas. Além disso, o fluxo laminar não é uma coisa, é uma medida e a unidade de medida é chamada de número de Reynolds.
KBI4526Zra
 

Dr. MMX

Professional
Manufacturer Seller
Language
🇺🇸
Joined
Nov 28, 2023
Messages
189
Reaction score
71
Points
28
Deals
8
Qual é a frequência de substituição dos filtros?
Suponho que você tenha apenas um gabinete interno e empurre o ar para fora, certo?
 

fosties

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Apr 18, 2024
Messages
41
Reaction score
11
Points
8
Acho que uma opção melhor, em vez de usar uma caixa de papelão e um pouco de cola quente, seria uma caixa de cultivo pequena com uma ventilação akf + extremamente grande. E sugiro que você sopre o ar da saída pela janela.
Se estiver trabalhando na tenda, é claro que precisará do equipamento de proteção normal (máscara com filtro A2B2E2K2-HG-P3 !!).

Mas, em vez de comprar um exaustor de verdade, essa seria a opção que eu usaria.
 
Top